Cultura e agroecologia

O município apresenta traços marcantes das danças, costumes e comidas típicas herdados dos primeiros colonizadores – os alemães e açorianos. O Gemüse – nome de um prato típico alemão feito à base de batata, couve e carne de porco – empresta seu nome à principal festa do município, a Gemüse Fest, que é realizada no mês de maio, a cada dois anos.

A arquitetura tipicamente alemã das casas e construções é uma atração à parte compondo o ambiente das pousadas e paisagens. Outros destaques são as diversas histórias da época da colonização contadas por antigos moradores aos visitantes. Os atrativos culturais e a beleza natural da região fazem do município um ponto de parada obrigatória para todos aqueles que buscam a paz e tranqüilidade que só o campo pode oferecer.

As paisagens apresentam diversificado conjunto de plantas com árvores imponentes (mata atlântica), cachoeira, montanhas, serra, águas termais e campos de altitude propiciando um charme próprio deste município e região.

Capital Catarinense da Agroecologia

O uso de técnicas alternativas de manejo sustentável do solo e dos tantos outros recursos naturais e a abstinência ao uso de adubos químicos ou qualquero outro produto tóxicos concedeu ao município o título de Capital da Agroecologia.

Por algum tempo Santa Rosa de Lima, no Sul do Estado, teve a menor população do Estado e talvez do país. Hoje, o município não é mais o menor. Nem em extensão. A agricultura é a base da economia. O município está preocupado em melhor aproveitar as riquezas naturais da região, onde há águas termais, matas e morros. Ponto positivo é o número de agricultores que cultivam produtos sem agrotóxicos, seguindo uma nova exigência do mercado consumidor.

A Associação dos Agricultores Ecológicos da Costa da Serra Geral oferta aos consumidores frutas, legumes e hortaliças sem agrotóxicos. Os resultados têm sido animadores, o que leva ao engajamento dos agricultores ao projeto de forma definitiva.