Notas do produtor em papel não serão emitidas a partir de maio

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima e Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) alertam que o prazo para o produtor rural aderir à Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) se encerra no dia 30 de abril. A partir de 1º maio, não será mais aceito a nota no modelo 4 de papel.

A Secretaria Municipal de Agricultura está capacitada para ajudar o agricultor a fazer a migração do tradicional bloco de notas para a nota eletrônica. Para isto, basta levar o bloco de notas para prestação de contas e ter um e-mail válido e telefone celular.

Vantagens

A Nota Fiscal de Produtor Eletrônica possui uma série de vantagens com relação à nota de papel. Tais como:

– redução de custos, devido à informatização do sistema, pois a NFP-e é autorizada eletronicamente e somente uma via da DANFE é impressa para acompanhar o transporte;

– poderá ser utilizada para toda e qualquer saída do produtor, incluindo a venda de máquinas usadas, equipamentos usados, insumos agropecuários entre produtores, enfim todas as saídas do produtor inclusive para registrar operações do ISS, principalmente as atividades do turismo rural da agricultura familiar;

– a eliminação de erros de digitação, pois diversos dados são importados, outros sugeridos e validados, antes da autorização da NFP-e;

– o aumento da confiabilidade, pois o sistema é baseado no projeto da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), já testado e em, com Chave de Acesso e Código de Barras, para consultas nos respectivos Portais Estaduais.