Gemüse Fest: parceria entre Poder Público e comunidade marca 17ª edição da tradicional festa alemã

Durante três dias, Santa Rosa de Lima mais uma vez foi o centro histórico e cultural da Região das Encostas da Serra Geral. De 3 a 5 de maio, em uma parceria entre Prefeitura e Conselho Pastoral Comunitário (CPC), a cidade promoveu a 17ª edição da Gemüse Fest, que mais uma vez celebrou o tradicional prato da culinária regional e proporcionou uma experiência única para os visitantes, destacando a sua herança cultural germânica, oriunda de seus colonizadores alemães, e sua hospitalidade.

O Gemüse é o mais tradicional prato da gastronomia da Região das Encostas da Serra Geral. Feito à base de batatas, couve e defumados de porco, também dá nome à festa realizada em Santa Rosa de Lima a cada dois anos, no mês de maio. O evento reúne visitantes e moradores, entre eles descendentes dos primeiros colonizadores alemães do município e da região. É um encontro de gerações, de famílias e amigos daqueles que vivem e viveram em Santa Rosa de Lima, a Capital Catarinense da Agroecologia.

O primeiro dia do evento, noite de sexta-feira, contou com a abertura oficial da festa e sangria do primeiro barril de chope. O ato contou com a presença de autoridades locais e estaduais. Na sequência, foi realizada uma homenagem às ex-Rainhas de outras edições da festa. Logo após seguiram as apresentações culturais, com destaque para o Grupo de Dança Gemüsefest Volkstanzgruppe (Categoria Adulto) e a Disputa de Topeador, seguidos por um baile com Roberto e Murilo, com músicas típicas alemãs.

No segundo dia, sábado, as atividades iniciaram-se pela manhã, com a abertura da feira de produtos locais. Na Igreja Santa Rosa de Lima, foi celebrada uma missa especial com a participação do Coral São Marcos, de Rio Fortuna. Ao meio-dia, foi servido almoço colonial, com a presença do tradicional Gemüse. A tarde foi marcada por mais apresentações culturais, incluindo o grupo de dança Gemüsefest Volkstanzgruppe (Categoria Terceira Idade) e grupos visitantes Westphalia, de São Martinho; Mädchen Lieben Tanzen, de Anitápolis, e o grupo APAE in Dance, formado por alunos da APAE de Rio Fortuna e de Santa Rosa de Lima.

A tarde encerrou com baile para a Terceira Idade com Adir Gaiteiro e Serrano Véio. Já durante a noite, no tradicional Baile do Chope, com a banda Humanação e dupla sertaneja Murilo e Gustavo.

No domingo, o último dia da festa, começou com um dos atrativos mais esperados da Gemüse Fest, o Desfile Histórico-cultural, que apresentou ao público como viveram os primeiros moradores de Santa Rosa de Lima e região, ainda no início do Século 20. O desfile contou ainda com a participação de empresas e integrantes de diversos setores econômicos da cidade, além de representantes dos municípios vizinhos de Rio Fortuna, São Bonifácio, São Martinho e Anitápolis.

Ao meio-dia, novamente foi servido almoço com comida típica colonial. Já o início da tarde foi reservado para o corte de bolo em comemoração ao aniversário de emancipação de Santa Rosa de Lima, que completa 62 anos de fundação neste dia 10 de maio. O público presente também recebeu sua fatia de bolo.

Na sequência, foi o momento de novas apresentações culturais. Um dos pontos altos foi a apresentação colaborativa entre o Gemüse Fest Volkstanzgruppe, o grupo de dança folclórica alemã de Santa Rosa de Lima, e o coral Vozes da Serra. Pela primeira vez, ao mesmo tempo em que o coral cantava músicas tradicionais alemãs, o grupo de dança fazia a sua apresentação.

O final de tarde ficou marcado novamente pela animação musical. Desta vez com a Banda Primavera, vinda diretamente de Blumenau para tocar na Gemüse Fest. E, na sequência, a banda Humanação, de São Bonifácio, mais uma vez mostrou seu repertório bem-humorado, encerrando assim a 17ª edição da Gemüse Fest.

Parceria entre a prefeitura e a comunidade

A realização da 17ª Gemüse Fest foi marcada pela parceria entre a Prefeitura Municipal e Conselho Pastoral Comunitário (CPC) da Igreja Santa Rosa de Lima. Diferentemente de edições mais recentes, em que o município arcava sozinho com a organização do evento, desta vez a comunidade também teve papel importante. Ao avaliar o resultado da festa, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, valorizou a parceria.

“Nas primeiras edições da Gemüse Fest, a comunidade sempre foi a principal organizadora do evento. Com o passar dos anos, passou a ser um evento promovido exclusivamente pelo Município. Entretanto, desta vez, a comunidade, através do CPC, novamente voltou a participar. Esta é uma parceria que trouxe resultados muito positivos, como o envolvimento de toda a comunidade e a colaboração valorosa de voluntários na realização da festa”, comemorou Salésio.