Alfabetização na idade certa: professores participam de seminário intermunicipal do PNAIC

Santa Rosa de Lima, por meio de Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e juntamente como município de Rio Fortuna, promoveu, nesta quarta-feira (25), o 3º Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Evento foi realizado no Salão Comunitário São Marcos, em Rio Fortuna. Iniciou pela manhã, às 8h30min, e seguiu durante a tarde.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeita Dilcei Heidmann, de Santa Rosa de Lima, e do prefeito Lourivaldo Schuelter, o Pita, de Rio Fortuna, além dos secretários de Educação e professoras coordenadoras do PNAIC de ambos os municípios. Em seu discurso, em nome dos prefeitos, Pita destacou que o programa é importante ferramentar no combate da desigualdade social. “É notório que tem não aprender a ler e escrever corretamente tem menos oportunidades no futuro. E esse programa busca justamente corrigir isso”, disse.

Representados as secretarias de Educação, o secretário de Educação e Desporto de Santa Rosa de Lima, Rudinei Pacheco, falou sobre os resultados já alcançados e de suas expectativas. “Nestes três anos de PNAIC, já percebemos que esse projeto tem dado resultados positivos. Um dos motivos para que o Pacto seja uma sucesso é o fato de que será um programa continuado, tornando-se uma política permanente de governo”, avaliou.

Palestas

Após o ato de abertura, foram proferidas palestras direcionados aos professores presentes. Pela manhã, a psicopedagoga Marlene Beckhauser abordou questões que envolvem a dificuldade de aprendizagem. Durante a tarde, o tema foi “A Educação Contemporânea”, com Adriana Volpato. Houve também relato dos professores sobre os trabalhos desenvolvidos atém então dentro do programa.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, e prevê a formação de professores para buscarem esse objetivo.

Neste terceiro ano, a proposta do programa é trabalhar a interdisciplinariedade do processe de alfabetização do aluno.