Independência: História do Brasil, valorização da saúde e da educação são destaques em Desfile Cívico

O município de Santa Rosa de Lima realizou, na manhã deste domingo (13), o Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O atoestava agendado anteriormente para ocorrer no dia 6 de setembro, mas foi adiado com conta da previsão de mal tempo.

Desta vez, o sol se fez presente e assegurou uma passagem tranquila dos integrantes do desfile – alunos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre, do Centro Educacional Santa Rosa de Lima e da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara – e da Fanfarra Municipal, formada por estudantes do Projeto Mais Música, pela Rua Germano Hermesmeyer.

Durante cerimonial de abertura, foram executados o Hino Nacional e o Hino da Indenpendência. A estudante Paula Eduarda Defrein fez a leitura do poema “Brasil, país do futuro”, de Luiz Carcesan. A prefeita Dilcei Heidemann, o presidente da Câmara de Vereadores, Claudiomir Mendes, e o Secretário Municipal de Educação e Desporto, Rudinei Pacheco, também fizeram uso da palavra. Os três abordaram o delicado momento ecônimo pelo qual passa o País, mas enfatizaram que a situação é momentânia e a grande oportunidade que tem a popoulação em lutar pela cidadania e por dias melhores, levando sempre em consideração o amor pela Pátria.

O desfile

Faixas e cartazes com mensagens de solidariedade e de valorição da cidania marcaram o desfile. O primeiro pelotão foram os aluninhos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre, que leveram palavras em defesa de uma educação de qualidade para os brasileiros. “Lugar de criança é na escola, brincando e aprendendo”, dizia uma das faixas.

Na sequência, os alunos do Centro Educacional Santa Rosa e Lima, do primeiro ao quinto ano, apresentaram mensagens pela saúde. Mostraram que gestos simples, como a atividade física regular, boas ações e a prevenção atravás da alimentação saudável são o caminho para a boa qualidade de vida.

O estudades do Escola de Educação Básica Aldo Câmara surgiram com uma proposta diferente. Com o uso de fantasias e representações, apresentaram ao público um relato da história do Brasil. Desde o domínio dos povos indígenas, passando pela Descoberta do Brasil, o surgimento do Império e da República, do Regime Militar e da redemocratização do País, até os dias atuais.

A desfile encerrou-se coma a apresentação da Fanfarra Municipal, que sob o comano do professor de música Jorbson Veira, mostrou novos toques de marcha e referenciou o públicou ao fim da apresentação.