Famílias, amigos, moradores e visitantes se confraternizam na 1ª Stammtisch

Nem mesmo o calor diminuiu a animação de quem participou, no sábado, dia 27, da primeira Stammtisch de Santa Rosa de Lima.

Ao todo, 20 confrarias, formadas por famílias, associações, empresas, clubes e outros grupos, de Santa Rosa de Lima e de demais cidades da região, participaram do evento nas proximidades da Praça 10 de Novembro e do Salão Comunitário da Igreja Matriz.

As confrarias, cada uma com aproximadamente 20 integrantes de todas as idades, ficou responsável pela sua alimentação. Churrasco, saladas, pães e doces formar um variado cardápio. A festa começou de manhã e seguiu até o final da tarde sob a animação da banda Humanação, de São Bonifácio.

De origem brasileira, mas com aspectos da cultura típica alemã, a Stammtisch é um encontro de amigos e grupos unidos por motivos comuns, atividade ou profissão. O evento é marcado pela união, festa, alegria e confraria entre os participantes.

Lançamento

Durante ato de abertura da Stammtisch, com a presença da prefeita de Santa Rosa de Lima, Dilcei Heidemann, do vice-prefeito Mario Luiz Benedet, dos secretários municipais, vereadores e também de autoridades de municipais vizinhos, foi lançada oficialmente a realização do 15ª edição da Gemüse Fest, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de maio deste ano.

A solenidade foi prestigiada pela corte da Gemüse Fest, a Rainha Morgana Schlikmann, a Primeira Princesa Thainá Laurindo e a Segunda Princesa Paula Lemkuhl.

Realizada a cada dois anos, a Gemüse Fest leva o nome de um tradicional prato feito com purê de batata, couve e defumados de porco: o gemüse (lê-se guimis). O objetivo da festa é resgatar a cultura da colonização alemã na região das Encostas da Serra Geral através da gastronomia típica e de apresentações artísticas.