Desenvolvimento sustentável: Santa Rosa de Lima sediará oitava edição de Seminário Estadual de Agroecologia

Santa Rosa de Lima sediará pela primeira vez uma edição do Seminário Estadual de Agroecologia. O evento, que está em sua oitava edição, é realizado a cada dois anos por entidades representativas, associações, cooperativas e movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à agroecologia. A última cidade que recebeu o encontro foi Porto União, no Planalto Norte catarinense.

Em Santa Rosa de Lima, o seminário ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.

Trata-se de um evento importante para o setor. Em que costuma ter um público superior a 1,5 mil participantes – entre agricultores, técnicos, acadêmicos, extensionistas, pesquisadores e demais interessados na temática da agroecologia – de Santa Catarina e outros estados do Brasil. Palestras, exposições, minicursos, oficinas temáticas, feiras e apresentações culturais fazem parte da programação.

O município de Santa Rosa de Lima, detentor do título de Capital Catarinense da Agroecologia, liderará o processo de organização do seminário por meio de parceria entre prefeitura, Agreco, CooperAgreco, Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, cooperativa de crédito Cresol, Centro de Formação em Agroecologia e outras entidades locais, juntamente com as demais instituições e movimentos sociais de nível estadual e nacional ligados ao setor.

Na última terça-feira, dia 7, representantes destas entidades estiveram reunidas no gabinete do prefeito Salésio Wiemes. Na ocasião, foram discutidos temas, possíveis palestrantes e definidas a estrutura necessária para a realização do seminário. “A ideia de se realizar o Seminário de Estadual de Agroecologia em Santa Rosa de Lima foi proposta inicialmente pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que é um dos grandes defensores da agricultura familiar e da agroecologia. Desde estão, fomentamos essa ideia e já estamos avançando na organização do evento”, conta o secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento Sebastião Vanderlinde, que também é agricultor ecológico.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de sediar este seminário, que já se tornou um evento itinerante de grande importância para a agricultura familiar. Santa Rosa de Lima, Capital da Agroecologia, é pioneira na produção de alimentos orgânicos aliada à preservação ambiental”, comemora o prefeito Salésio Wiemes. “Será uma grande chance para contribuirmos ainda mais para o desenvolvimento e o fortalecimento da agroecologia na nossa cidade e em todo o estado e de, mais uma vez, enaltecer a importância de Santa Rosa de Lima para este setor em nível estadual e nacional”, conclui.