Seminário de Meliponicultura: desafios e perspectivas para criação de abelhas sem ferrão

A criação de melíponas e trigonas, conhecidas como abelhas sem ferrão ou nativas, foi destaque do quarto dia da 1ª Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima, com a realização do 1º Seminário Catarinense de Meliponicultura.

A organização do evento foi da prefeitura de Santa Rosa de Lima, Fecam (Federação Catarinense de Municípios), Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), Amesg (Associação de Meliponicultores das Encostas da Serra Geral), Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), com apoio da Epagri, da Polícia Militar Ambiental e demais entidades.

O seminário contou com palestra do doutor pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Cristiano Menezes, que apresentou dados de estudos sobre a criação de abelhas sem ferrão brasileiras. Destacou, na sua avaliação, os principais potenciais da atividades, perspectivas de mercado e de evolução no processo de criação.

Também foram realizadas oficinas de treinamento com os seguintes temas: implantação de meliponários; alimentação artificial das colmeias; multiplicação de colmeias; manejo de colmeias jovens e adaptação; qualidade de enxames para a comercialização.

A organização do seminário ainda prestou, por meio da entrega de uma placa, uma homenagem ao policial militar da reserva Jean Carlos Locatelli, um dos pioneiros da meliponicultura em Santa Catarina e grande incentivador da atividade em Santa Rosa de Lima e outros municípios das Encostas da Serra Geral.

O deputado estadual e deputado federal eleito Darci de Matos prestigiou a abertura do evento e recebeu dos organizadores um ofício reivindicando apoio junto ao Congresso Nacional com relação à regulamentação da atividade em nível nacional.

A Semana

Promovida pela prefeitura e com apoio de entidades ligadas ao setor, A Semana de Incentivo à Agroecologia consiste na realização de uma série de atividades, como palestras, seminários, entre outras ações,  com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.

Confira a programação completa

Segunda-feira (19) – Educação Ambiental
– Visita de alunos do município a propriedades de cultivos orgânicos da Acolhida na Colônia.

Terça-feira (20) – Agricultura Ecológica
– Palestra sobre Fruticultura com o Professor
Dr. Roberto Komatsu do IFSC Campus Lages.
Horário: 08:30 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).

Quarta-feira (21) – Saúde Natural
– Roda de conversa sobre plantas medicinais
Horário: 09:00 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).
– Visitação ao horto da Unidade Básica de Saúde e inauguração do Laboratória de Fitoterápicos.
Horário: 11:00 horas.

Quinta-feira (22) – Abelhas nativas/sem ferrão
– I Seminário Catarinense de Meliponicultura
Horário 08:30 horas
Local: Pousada Cantinho da Família
Inscrições no site da Amurel – amurel.org.br.

Sexta-feira (23) – Observação de aves
– II Festival da Araponga de Santa Rosa de Lima.
Abertura: 19:00 horas.
Local: Pousada Doce Encanto.
Durante o dia atividades / oficinas nas escolas;
Observação de aves da Mata Atlântica.

Sábado (24) – Ecoturismo
– Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo para observação (o dia todo);
– Passeio cicloturismo pelo interior do município.
Horário: 09:00 horas.
Saída: Praça Central.

Domingo (25) – Atividades ao ar livre
– Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo guiadas e encerramento;
– Caminhada da Igreja Santa Rosa de Lima até a Igreja Santa Catarina (11 km).
Saída às 08:30 horas em frente a Igreja de Santa Rosa de Lima.
– 12:00 horas almoço na Festa da Comunidade de Santa Catarina (R$ 25,00).