Amigos da cultura germânica das Encostas da Serra se reencontram no 5º Stammtisch

Amigos da cultura germânica das Encostas da Serra Geral voltaram a se encontrar neste sábado, 10 de setembro, no 5º Stammtisch de Santa Rosa de Lima. Ao todo, 23 confrarias, e também o público em geral, participaram do evento, realizado na Praça José Fernando Hermesmeyer.

O 5º Stammtisch foi uma promoção da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, em parceria com a Cervejaria Big Jack e contou, além do chope e da gastronomia, com apresentação especial do grupo de dança folclórica Gemüse Fest Volkstanzgruppe e da banda Humanação, com repertório de músicas típicas alemãs e populares, além de disputas de Chope em Metro feminino e masculino. O público presente também pode apreciar a Feira Santa Rosa Cuida, com artesanatos, produtos naturais e alimentação variada.

No cerimonial de abertura, fizeram uso da palavra o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, e a secretária municipal de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, que agradeceram a presença de todos e destacaram a colaboração dos envolvidos na realização do evento. Também prestigiaram o ato o prefeito de São Martinho, Robson Back; a prefeita de Anitápolis, Solange Back, e o vice-prefeito de Rio Fortuna, Romírio Schueroff, representando o prefeito Neri Vandresen. E ainda, além da presença da Rainha a das Princesas da Gemüse Fest, também participaram do Stammtisch a realeza da Festa do Colono, de Anitápolis, e da Festa do Produto Colonial, de São Martinho.

De origem brasileira, mas com aspectos da cultura típica alemã, o Stammtisch é um encontro de amigos e grupos unidos por motivos comuns, atividade ou profissão. O evento é marcado pela união, festa, alegria e confraria entre os participantes. No Stammtisch, cada grupo adquire uma tenda, com direito a um barril de chope e espaço para preparar sua própria alimentação.