Plano Municipal de Educação: metas e estratégicas são apresentadas e aprovadas em Fórum

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), Centro de Convivência do Idoso (Salão Velho), o 2º Fórum para elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento teve a participação de funcionários da secretaria, professores, pais de alunos, representantes de conselhos municipais e membros da comunidade em geral. Contou ainda com a presença da prefeita Dilcei Heidemann, do secretário municipal de Educação e Desporto, Rudinei Pacheco, e demais secretários, vereadores e lideranças.

Durante a atividade, foi apresentado um diagnóstico sobre a educação no município. Os dados foram levantados com a participação de toda a equipe da Secretaria de Educação e segmentos da Sociedade Civil, divididos em cinco grupos. Cada grupo tratou de um eixo específico e estabeleceu metas e definiu estratégicas que deverão nortear as políticas públicas municipais para a área nos próximos dez anos.

Coordenado por Gilmara Raquel Roecker e Salésio Eller, o Eixo I tratou da Universalização da Educação Básica. O Eixo II, coordenado por Marlize Feldhaus Hermesmeyer e Neuza Maria Herdt Ferreira, foi sobre Qualidade de Ensino. Ronaldo Oliveira Alves e Kamila Phillipi coordenaram o Eixo III, sobre Formação Humanística, Científica e Tecnológica. O Eixo IV abordou a Valorização do Magistério e foi coordenador por John Warmling e Salésio Wiemes. Por fim, o Eixo V, sobre Gestão e Financiamento, teve como coordenadores Michele Lemkuhl e Edison José Vandresen.

Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação é uma exigência da Constituição Federal. Cada município deve realizar o seu, com a participação do governo e da sociedade civil. O Plano contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo. O objetivo é dar resposta às necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.

Após a sua definição, com participação da Administração Municipal e da Sociedade Civil, o Plano será apreciado pela Câmara de Vereadores. Uma vez aprovado, seguirá para a sanção do Executivo e tornar-se-á lei, sendo um importante documento que orientará os rumos da educação nos próximos dez anos.