Alunos visitam propriedades no primeiro dia da Semana de Incentivo à Agroecologia

A 1ª Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima iniciou-se nesta segunda-feira (19) com a realização de atividades relacionadas à Educação Ambiental. A organização e mobilização ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Pela manhã e à tarde, alunos da Rede Pública Municipal de Ensino visitaram propriedades rurais filiadas à Agreco (Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral) e à Acolhida  na Colônia (associação de agroturismo). Os estudantes foram recepcionados pelos proprietários, conheceram os locais e ouviram explanações sobre a produção orgânica e preservação ambiental.

A Semana de Incentivo à Agroecologia prossegue nesta terça-feira (20), com atividades relacionadas à saúde, e vai até o domingo (25).

A Semana

Promovida pela prefeitura e com apoio de entidades ligadas ao setor, A Semana de Incentivo à Agroecologia consiste na realização de uma série de atividades, como palestras, seminários, entre outras ações,  com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.

Confira a programação completa

Segunda-feira (19) – Educação Ambiental
– Visita de alunos do município a propriedades de cultivos orgânicos da Acolhida na Colônia.

Terça-feira (20) – Agricultura Ecológica
– Palestra sobre Fruticultura com o Professor
Dr. Roberto Komatsu do IFSC Campus Lages.
Horário: 08:30 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).

Quarta-feira (21) – Saúde Natural
– Roda de conversa sobre plantas medicinais
Horário: 09:00 horas.
Local: Centro de Convivência (Salão Velho).
– Visitação ao horto da Unidade Básica de Saúde e inauguração do Laboratória de Fitoterápicos.
Horário: 11:00 horas.

Quinta-feira (22) – Abelhas nativas/sem ferrão
– I Seminário Catarinense de Meliponicultura
Horário 08:30 horas
Local: Pousada Cantinho da Família
Inscrições no site da Amurel – amurel.org.br.

Sexta-feira (23) – Observação de aves
– II Festival da Araponga de Santa Rosa de Lima.
Abertura: 19:00 horas.
Local: Pousada Doce Encanto.
Durante o dia atividades / oficinas nas escolas;
Observação de aves da Mata Atlântica.

Sábado (24) – Ecoturismo
– Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo para observação (o dia todo);
– Passeio cicloturismo pelo interior do município.
Horário: 09:00 horas.
Saída: Praça Central.

Domingo (25) – Atividades ao ar livre
– Continuação do Festival da Araponga com saídas de campo guiadas e encerramento;
– Caminhada da Igreja Santa Rosa de Lima até a Igreja Santa Catarina (11 km).
Saída às 08:30 horas em frente a Igreja de Santa Rosa de Lima.
– 12:00 horas almoço na Festa da Comunidade de Santa Catarina (R$ 25,00).