Agricultora de Santa Rosa de Lima recebe prêmio de Destaque no Turismo em SC

A agricultora familiar e proprietária de pousada Leonilda Boeing Baumann, a Dida, de Santa Rosa de Lima, foi uma das vencedoras do Prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo 2019. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de quarta-feira, dia 18, no Beto Carrero World, em Penha. Indicada pela Instância de Governança Encantos do Sul, Dida venceu na categoria de ‘Personalidade do Turismo’, em que que teve como concorrentes representantes do Vale Europeu e da Serra Catarinense.

“Estou muito feliz de ter ganhado este prêmio. Com ele, acredito que podemos fortalecer ainda mais o turismo na nossa região Sul, principalmente o turismo de base comunitária, da qual faz parte a agricultura familiar”, ressaltou Loenilda após a premiação. “Além de também representar o trabalho das mulheres, este prêmio também é muito importante para lembrarmos que são apenas os grandes empreendimentos que fazem a diferença no turismo. Os pequenos somam, e isso faz com que a rendas das pessoas, das famílias envolvidas, tenha um crescimento e uma valorização do seu pequeno trabalho lá no campo”, acrescenta.

Dida é membro fundadora da Acolhida na Colônia, entidade que surgiu em Santa Rosa de Lima no final dos anos 90 e hoje é referência nacional em agroturismo e turismo ecológico. Seu trabalho pioneiro na produção agroecológica, pousada rural, alimentação saudável e transformação de produtos agrícolas tem servido de inspiração para muitos agricultores catarinenses, de outros estados e países. Sua propriedade, localizada na comunidade de Quedas D’Água, é referência de turismo criativo e de experiência em Santa Catarina. Sua maior motivação é a conscientização dos visitantes sobre a importância da agricultura familiar e proporcionar um novo horizonte para as mulheres.

“Não posso deixar de agradecer à Acolhida na Colônia, que possibilitou esse meu ingresso no agroturismo; à Encantos do Sul, pela minha indicação, e à Prefeitura de Santa Rosa de Lima, que deu apoio no transporte e me possibilitou estar presente na cerimônia de premiação”, conclui Dida.

O prêmio

O Prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo é realizado há 11 anos em parceria com a Santur (Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina). A organização da premiação escolheu escolheu, dentre os indicados pelas instâncias regionais de governança, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 13 regiões turísticas.

Além de Leonilda, da região Sul também se destacaram na noite de premiação a Fluss Haus, de São Martinho, primeiro lugar como Empreendimento Destaque; Lauro Müller, com um segundo lugar na categoria Município Destaque; e a Festa da Gastronomia Típica Italiana – Carnevale di Venezia, de Nova Veneza, em terceiro como Evento Destaque.