Santa Rosa de Lima e Unibave firmam parceria para reciclagem de medicamentos

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) firmaram, na manhã desta quinta-feira, 21 de julho, parceria para implantação do município do programa Reciclando Medicamentos, que visa o correto descarte de remédios que não podem mais ser utilizados e a reutilização daqueles que ainda podem ser aproveitados na promoção da saúde.

No ato de assinatura do termo de cooperação, o prefeito Salésio Wiemes recebeu, em seu gabinete, o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, e a coordenadora do curso de Farmácia da universidade, Tamirys Schulz Westphal. Também participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann, o farmacêutico da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Santa Rosa de Lima, Tiago Michels Bechtold, e a estagiária de Saúde no município, aluna do curso de Farmácia da Unibave, Maria Eduarda Loch Dreon.

“Esta parceria é um grande apoio para que a população evite o acúmulo nas suas casas de medicamentos não precisarão mais e também na prevenção do descarte incorreto desse material. É fato que não podemos jogar remédios no lixo comum, nem podemos jogar no vaso sanitário, como muitos fazem. Oferecer essa opção aos moradores vai incentivar aos usuários de remédios possam evitar esse comportamento equivocado”, destacou o prefeito Salésio Wiemes.

Reciclando Medicamentos

O programa Reciclando Medicamentos é uma ação promovida pelo Unibave, por meio do curso de Farmácia e do Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (Neas). Seu objetivo principal é conscientizar a população em relação ao descarte correto de medicamentos.

Na Unidade de Saúde do município será disponibilizado uma caixa com a identificação do programa, onde poderão ser depositados os remédios não utilizados. Periodicamente, será feito o recolhimento dos medicamentos, que passarão por um processo de triagem pelos profissionais do Unibave. Os que estiverem vencidos serão descartados corretamente e aqueles dentro do prazo de validade serão encaminhados para reutilização.

“Eventualmente, podemos, em breve, também disponibilizar as caixas de coleta em outros locais estratégicos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, ampliando o alcance do programa”, reforçou a secretária Siuzete Baumann.