6º Stammtisch celebra a cultura germânica, a gastronomia e amizade em Santa Rosa de Lima

Confrarias de Santa Rosa de Lima e cidades vizinhas da Região das Encostas da Serra Geral prestigiaram, durante o dia de sábado, 11 de novembro, a sexta edição do Stammtisch, o encontro dos amigos da cultura germânica, de Santa Rosa de Lima. O evento foi realizado na Praça José Fernando Hermesmeyer e contou com diversas atrações, como apresentação cultural, gastronomia e a animação musical da banda Humanação.

Durante a abertura oficial do Stammtisch, além das autoridades locais – como o prefeito Salésio Wiemes; o vice-prefeito Alfonso Kulkamp; a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, e o presidente da Câmara de Vereadores, Joelso Heidemann – também prestigiaram o ato, a prefeita de Anitápolis, Solange Back, do prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, e do vice-prefeito de Rio Fortuna, Romírio Schueroff. O cerimonial ainda teve a presença da Realeza de Santa Rosa de Lima, a Rainha Stéfani Sibert, a 1ª Princesa Kamilli Folster Pereira, e a 2ª Princesa Nicoly Shomacher, além da Miss Simpatia e da 1ª Princesa de São Martinho, respectivamente Miriã Letícia Bornelli e Maiara Kock.

O Gemüse Fest Volkstanzgruppe, o grupo de dança folclórica alemã de Santa Rosa de Lima, na categoria infantil, fez uma apresentação especial, para encantamento do público presente. Também teve competições de Chope em Metro e, por fim, a Humanação, conhecida na região como ‘a banda dos stammtisch’, encerrou a festa com seu repertório de músicas típicas alemãs e ainda clássicos do pop nacional e internacional.

O Stammtisch

De origem brasileira, mas com aspectos da cultura típica alemã, o Stammtisch é um encontro de amigos e grupos unidos por motivos comuns, atividade ou profissão. O evento é marcado pela união, festa, alegria e confraria entre os participantes. No Stammtisch, cada grupo adquire um tenda, com direito a um barril de chope e espaço para preparar sua própria alimentação.

Na cultura da Alemanha e da Áustria, o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.