Prefeitura apresenta balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2014

A prefeitura de Santa Rosa de Lima realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a Audiência Pública para apresentação e discussão das metas fiscais do primeiro quadrimestre (de janeiro a abril) deste ano. A reunião foi realizada na sede da Câmara de Vereadores de contou com a presença da prefeita Dilcei Heidemann, do vice-prefeito Mario Luiz Benedet, de secretários municipais, equipe técnica da prefeitura e demais interessados.

Na ocasião, o contador da prefeitura Nilson Kuehl apresentou o relatório financeiro relativo ao período. Itens como gastos financeiros, arrecadação tributária, endividamento, custos de serviços na área da saúde, na educação e de pessoal foram explanados.

Entre os dados demonstrados, a prefeitura apresentou uma arrecadação de aproximadamente de R$ 5,13 milhões. Enquanto a despesa efetiva foi de R$ 3,15 milhões. Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Edison Vandresen, essa diferença se deve a recursos recebidos recentemente do Governo do Estado através do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios), no valor de R$ 1,8 milhão. “Assim que concluirmos as licitações que estão previstas para aplicarmos esses recursos, esses números ficarão mais equilibrados no decorrer dos próximos meses”, explicou.

A prestação de contas de cada quadrimestre do ano é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o controle rigoroso das receitas e despesas da prefeitura, não permitindo que o município gaste mais recursos do que pode arrecadar.