Conferência municipal debate direitos da pessoa com deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Rosa de Lima promoveu, na manhã de sexta-feira, 27 de outubro, a sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento teve como objetivo, junto à população, entidades e o próprio público portador de necessidades especiais, debater políticas públicas e apresentar ações voltadas para o tema, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e federal. O tema da conferência foi: ‘Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência’, com subtema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”.

Os participantes assistiram a uma palestra da assistente social Valdira Matias, de São Ludgero, que explanou sobre o tema. Também teve a oportunidade de apreciar uma apresentação especial de dança típica alemã dos alunos da Apae de Rio Fortuna e de Santa Rosa de Lima. Na sequência, os conferencistas foram divididos em grupos, para discussão e elaboração de propostas de políticas públicas, separadas por eixos temáticos, que foram:

• Eixo I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência.
  • Eixo II – Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
  • Eixo III – Financiamento de promoção de direitos da pessoa com deficiência.
  • Eixo IV – Cidadania e Acessibilidade.
  • Eixo V – Os desafios para a comunicação universal.

As proposições foram discutidas e aprovadas em assembleia. Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão Santa Rosa de Lima e levarão as propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para ocorrer em março de 2024, em Florianópolis.