Independência: desfile destaca a cultura, as belezas naturais e a história de Santa Rosa de Lima

A cultura, as belezas naturais e a história de Santa Rosa de Lima foram temas do Desfile Cívico de Sete de Setembro, na manhã desta quinta-feira (7). Alunos da Rede Pública Municipal e da Rede Pública Estadual de Ensino participaram do ato, realizado na Rua Germano Hermesmeyer, no Centro da cidade.

Na cerimônia de abertura, na presença de autoridades do Município, o Coral Vozes da Serra e os alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima fizeram uma apresentação especial, em que cantaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência e o Hino do Município de Santa Rosa de Lima. Ao fazer uso da palavra, o prefeito municipal Salésio Wiemes destacou a importância de celebrar a Independência do Brasil e lembrou de quando professor da comunidade de Cabeceira do Rio Bravo e participou do seu primeiro Desfile Cívico. “Desde estão, foram muitas as oportunidades em que comemoramos a nossa Independência e todos temos boas lembranças de um dia como hoje”, contou.

No desfile, o primeiro pelotão foi o dos aluninhos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre. As crianças, algumas até mesmo ainda no colo de seus pais e mães, marcharam com fantasias caracterizadas como personagens clássicos da literatura infantil. A passagem do CEI teve como objetivo chamar a atenção para a valorização do hábito da leitura.

Já os alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima destacaram as belezas naturais do município, na forma de cachoeiras, paisagens, fauna e flora nativa, rios e montanhas. Também foram lembrados os aspectos históricos e culturais do município, como a imigração alemã, e também italiana e açoriana.

Na sequência, os estudantes da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara destacaram as comunidades do município e também as famílias tradicionais que deram início à colonização da região. Por fim, a Fanfarra Municipal fechou o pelotão. A passagem chamou a atenção do público presente, adultos e crianças, com seus toques de marcha e, assim, encerrando o ato cívico.