Prevenção ao suicídio: Santa Rosa de Lima promove o Setembro Amarelo

O Município de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo da Apoio à Saúde da Família (NASF), deu início a ações relacionadas ao Setembro Amarelo: conhecido internacionalmente como mês de prevenção ao suicídio.

A equipe do NASF preparou um folder, disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS). No material constam informações úteis sobre tema, como dicas para familiares e amigos identificarem sinais de que algum ente querido possa ter pensamentos suicidas e que atitudes possam ser tomadas para ajudar essa pessoa. Também foi disponibilizada na recepção da UBS uma caixa contendo mensagens motivacionais, em que o cidadão pode retirar uma mensagem que pode contribuir para melhorar o seu dia. Além de uma decoração especial, com uma iluminação especial amarela na fachada e da Unidade e faias alusivas.

Durante o decorre do mês, também será abordado sobre o tema nos encontros do Grupo de Saúde Mental do município.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é um movimento internacional que iniciou-se em 2003 sob apoio da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cor amarela foi escolhida em homenagem ao jovem americano Mike Emme, que, em 1994, tirou a própria vida aos 17 anos dirigindo um carro amarelo. Em seu funeral, amigos distribuíram fitas e cartões da mesma cor com mensagens de apoio.

No Brasil, o Setembro Amarelo começou a ser realizado em 2014 incentivado pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Suicídio

Segundo estudos realizados no Brasil, 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em dar fim a própria vida. Já a OMS afirma que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. E a primeira medida preventiva é a educação. É necessário quebrar tabus, falar sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.