Município sedia seminário regional sobre Práticas Integrativas em Saúde nesta quinta, dia 9

Referência em Santa Catarina na oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), o Município de Santa Rosa de Lima sediará, no dia 9 de maio, quinta-feira, o Seminário Regional do Observatório Catarinense das Pics. A princípio, o evento ocorreria no dia 6 de maio, porém sua data foi transferida por conta de transtornos causados pelo excesso de chuvas no início daquele mês.

O Seminário será realizado no Salão Comunitário, no Centro da cidade. É promovido pelo OC-Pics (Observatório Catarinense das das Práticas Integrativas e Complementares), mantido pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e pela Uffs (Universidade Federal da Fronteira Sul), e conta com apoio, além da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, da Alesc (Assembléia Legislativa de Santa Catarina), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinens), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), ACPM (Associação Catarinense de Plantas Medicinais), Labesi (Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa) da Unisinos, Conexão Sul Santa Catarina, Instituto Bios e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.

“No evento contaremos com palestras, apresentações de ‘cases’, e realização de oficinas sobre terapias que costumas fazer parte das Pics, com enfoque para a sua oferta do SUS (Sistema Único de Saúde). As atividades são voltadas para gestores e profissionais de saúde, pesquisadores, terapeutas e demais interessados”, destaca a secretária de Saúde de Santa Rosa de Lima, Siuzete Baumann.

Farmácia Viva

Também consta na programação do seminário o ato de inauguração do laboratório para produção de medicamentos fitoterápicos, que faz parte do programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde. “Já estamos produzindo chás, tinturas e cremes de calêndula. Trata-se de um projeto pioneiro no Estado e que busca tirar melhor proveito de medicamentos naturais. Outros municípios catarinenses têm nos  procurado em busca de informação sobre como implantar este projeto nas suas cidades”, destaca a farmacêutica Daniela Sant’Anna, responsável pelo laboratório fitoterápico.

Outra etapa do Farmácia Viva será o implantar em residências e propriedades rurais os ‘Quintais Terepêuticos’, hortas com plantas medicinais que podem ser disponibilizadas às comunidades e utilizados para a produção de medicamentos no laboratório do município.

O que são as Pics

As Práticas Integrativas e Complementares (Pics) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Em Santa Rosa de Lima, a Unidade Básica de Saúde do município oferece tratamentos como auriculoterapia, hidroginástica e termalismo, geoterapia, acupuntura, fitoterapia, cone chinês, aromaterapia, moxabustão, reiki, arteterapia, ventosa e massoterapia.

O Observatório

O Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-Pics), nasceu dentro de um projeto de agroecologia, atualmente institucionalizado na Uffs em Chapecó, em parceria com a Udesc.O Observatório tem como meta transpor a barreira do público e oportunizar que as Universidades Comunitárias e as instituições de ensino possam disseminar as Pics para a população, como políticas de promoção à saúde.

Programação do Seminário

– 8 horas: Abertura.

– 8h20min: Desafios e oportunidades no território.

– 10 horas: Experiências exitosas.

– 11h45: Inauguração do Laboratório de Fitoterápicos e Espaço-Pics

Oficinas (no decorrer da tarde)

– 13 horas:
Biodança;
Farmácia da natureza;
Apiterapia.

– 15 horas:
Ozonioterapia;
Termalismo;
Aromaterapia/Florais.

– 16h30min: Encerramento com atividade cultural.