Santa Rosa de Lima adere à mobilização contra os cortes verbas federais na Assistência Social

A equipe da Assistência Social de Santa Rosa de Lima aderiu à mobilização nacional em protesto contra os cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2018.

A proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento é de uma redução dos recursos para despesas despesas dos serviços, programas e projetos da assistência social no valor de mais de R$ 3,1 bilhões, o que representa um corte de 98,05% em relação a 2017. Das despesas dos benefícios destinados às pessoas idosas e com deficiência , o valor é de R$ 3.8 bilhões, um percentual negativo de 6,52.

No município, uma faixa confeccionada e será exibida na fachada da Unidade Básica de Saúde, que também é sede da Secretaria de Assistência Social. Servidores da secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também realizarão um trabalho de divulgação do movimento junto à população local e nas redes sociais.

Repúdio

No último dia 21, o Conselho Nacional de Assistência Social, organizador da mobilização em todo o país, divulgou uma nota de repúdio contra os cortes na proposta orçamentária de 2018. De acordo com o Conselho, a Assistência Social representa cerca de 13,9 milhões de famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, quase 14 mil entidades de Assistência Social no Brasil, 5.570 municípios que ofertam serviços diariamente e mais de 600 mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social.