Primeira edição da Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima é sucesso

Iniciada do dia 19 e encerrada em 25 de novembro, a primeira edição da Semana de Inventivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima foi considerada um grande sucesso pelo prefeito Salésio Wiemes. Durante estes sete dias, produtores rurais, técnicos e engenheiros da área agrícola, estudantes, pesquisadores, entusiastas e público em geral ouviram palestras e participaram de ações e atividades  relacionadas ao desenvolvimento sustentável do município, que detém o título de Capital Catarinense da Agroecologia.

“O balanço que fazemos é muito positivo. Um dos destaques, na minha avaliação, foi o Seminário Catarinense de Meliponicultura, o primeiro evento de nível estadual voltado para a criação de abelhas sem ferrão. Santa Rosa de Lima, mais uma vez, demonstrou seu pioneirismo. A presença do deputado federal eleito Darci de Matos também foi muito importante, porque ele se comprometeu em defender a regulamentação dessa ativdade no Congresso Nacional”, destacou o prefeito.

“Também avaliamos como muito positiva a participação das crianças, dos nossos alunos, em várias ações. Isso é importante para manter essa nossa vocação ecológica para as próximas gerações. É muito importante que jovens e adultos valorizem e tenham orgulho do nosso título de Capital da Agroecologia”, concluiu Salésio.

A Semana de Incentivo à Agroecologia, uma promoção da prefeitura com apoio de entidades do município da região, teve como finalidade promover discussões e ideias a respeito do desenvolvimento sustentável de Santa Rosa de Lima.

Nesta primeira edição, cada secretaria municipal encarregou-se de organizar um dia de atividade. A Secretaria de Educação e Desporto providenciou um dia de visitação dos estudante a propriedades rurais que exploram a produção orgânica e o agroturismo ecológico. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio realizou uma palestra sobre as potencialidades de Santa Rosa de Lima e da região na produção de frutas nativas.

Já a Secretaria de Saúde e Assistência Social promoveu um debate sobre plantas medicinais, de como usá-las como método de tratamento de doenças em substituição a medicamentos convencionais. A Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura contribuiu para a realização do Segundo Festival da Araponga, que contou com a participação de observadores de pássaros e amantes da natureza.

Houve ainda o primeiro Seminário Catarinense de Meliponicultura, caminhadas, passeios de bicicleta, entre outras ações.

A Semana de Incentivo à Agroecologia foi institucionalizada em outubro de 2017, quando Santa Rosa de Lima sediou a oitava edição do Seminário Estadual de Agroecologia. Na ocasião, diante do público do evento, o prefeito  Salésio Wiemes sancionou a lei que cria a Semana. O projeto de lei foi de autoria pela então vereadora Eliete May da Rosa.

Foram entidades apoiadoras da Semana: Agreco (Associação de Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral); Acolhida na Colônica (associação de agroturismo); Epagri; Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna); Fecam (Federação Catarinense de Municípios, Amesg (Associação de Meliponicultores da Região das Encostas da Serra Geral); cooperativa de crédito Cresol, e outras.