Quedas de barreira e danos em estradas foram registrados Santa Rosa de Lima

Após as intensas chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina, o Município de Santa Rosa de Lima na recuperação dos estragos. Apesar da prefeitura não ter decretado situação de emergência, várias ocorrências foram registradas, especialmente nos dias 6 e 7 de outubro, por conta da forte precipitação.

De acordo com o prefeito Salésio Wiemes, a maior parte dos estragos ocorreram nas estradas rurais. “As enxurradas danificaram bastante as pistas de modo geral. Muitos bueiros e drenagens ficaram obstruídas. Tivemos ainda uma série de quedas de barreiras, que, felizmente, na maioria dos casos não chegaram a bloquear toda a pista”, relata.

Em pontes localizadas em meio rural, três tiveram cabeceiras rompidas, porém não sofreram prejuízos em suas estruturas. Uma quarta ponte chegou a ser deslocada pela correnteza, mas também não teve danos maiores.

Com relação a moradias, uma família teve que ser temporariamente desalojada como forma de prevenção, já que havia possibilidade do rio que passa próximo atingir a casa, o que não aconteceu. “Apesar dos poucos prejuízos patrimoniais, a nossa agricultura tem sido muito prejudicada pelas chuvas. Lavouras, como a de milho, que já haviam sido semeadas, provavelmente terão que ser semeadas novamente. E a pastagem, para o gado, não se desenvolve, o que o aumenta o custo para os produtores, que tem que recorrer mais à ração”, detalha Salésio.

Medidas e recuperação

Em decorrência dos temporais do início de outubro, o município decidiu por suspender o transporte escolar nos dias 9 e 10 de outubro. “Tomamos essa medida não apenas devido a dificuldade dos ônibus escolares percorrerem determinados trechos, como por segurança para os nossos alunos, uma vez que os riscos de ocorrerem novas quedas de barreira era grande”, destaca o prefeito.

Quanto a recuperação das estradas, a equipe de infraestrutura da prefeitura tem intensificado os trabalhos. Ainda no mesmo fim de semana dos temporais, ações de emergência foram realizadas para liberar estradas e desentupir bueiros. Entretanto, os restabelecimento total da vias deverão ocorrer em um prazo maior. “Vai levar ainda alguns meses para conseguirmos restabelecer nossas estradas às condições em que estavam antes das chuvas”, avalia Salésio.