Educação reforça segurança nas escolas do município

Segurança escolar tem sido um dos assuntos mais discutidos e analisado nos últimos anos. Em Santa Rosa de Lima a Secretaria de Educação e Desporto tem executado um série de medidas e ações que visam garantir maior bem estar e tranquilidade aos pais, professores e funcionários e, principalmente, aos alunos.

Em 2020, o Centro Educacional Santa Rosa de Lima recebeu a instalação de câmaras de segurança em todo ambiente escolar e nas salas de aula. No início deste ano, foi instalado também um portão eletrônico, a fim de evitar o ingresso de pessoas não autorizadas e sem o conhecimento da direção da escola.

Mais recentemente, no mês de abril, iniciou-se a instalação das câmeras de videomonitoramento nos ambientes escolares e do portão eletrônico também no Centro Educacional Santa Rosa de Lima. A instalação do portão é peça fundamental para controlar o acesso de pessoas ao interior da escola. Ainda, foram instaladas grades nas janelas da sala da parte de trás do prédio, com o objetivo de evitar acidentes de quedas dos estudantes.

Além destas medidas, no dia 14 de maio, a secretária municipal de Educação e Desporto, Karla Luana Folster, juntamente das diretoras escolares, participou da reunião on-line promovida pelo Colegiado Regional de Gestores da Educação sobre articulações internas e externas que proporcionam maior segurança nos estabelecimentos de ensino.

“Ao implementar com rigor ações de segurança eficazes nas escolas consegue-se atender às expectativas da direção e dos pais, protegendo todos os estudantes e a comunidade escolar como um todo. Certamente, a população está se sentindo cada vez mais vulnerável a fatores de riscos e falta de proteção. A segurança nas escolas, mais do que tudo, deve ser vista como uma prioridade”, destaca a secretária. “É necessário melhorar sempre, em todos os aspectos, e, nas próximas semanas, novas melhorias estarão sendo implementadas em ambas as escolas da Rede Municipal de Ensino”, completa.