Laticínios Geração é a primeira empresa de Santa Rosa de Lima a receber certificado Sisbi de inspeção sanitária

Com um processamento diário de aproximadamente 15 mil litros de leite, a Laticínios Geração tornou-se a primeira empresa do setor alimentício de Santa Rosa de Lima a receber a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com este selo, a indústria está gabaritada a comercializar seus produtos em todo o território nacional.

A entrega do certificado ocorreu na forma de um ato realizado na sexta-feira, 11 de fevereiro, na sede da empresa, na comunidade de Rio dos Índios, e que contou com a presença do gerente regional da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) em Tubarão, Vanderlei Rufino Machado, do prefeito Selésio Wiemes, do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Luiz Schmidt, além de técnicos da prefeitura, do órgão estadual e da Laticínios Geração.

O documento foi entregue em mãos ao proprietário fundador do estabelecimento, José Dutra, o Zequinha, e sua família. Ele lembrou quando começou a fabricar queijos em sua propriedade, no ano de 2002. “Na época era apenas um galpão, onde começamos uma produção de forma artesanal. Desde então, foi muito empenho e dedicação, com um investimento cada vez maior na qualidade dos nossos produtos e preocupação com a questão sanitária. E tudo isso tem sido recompensador”, destacou.

O gerente regional da Cidasc, Vanderlei Rufino Machado, destacou a importância da parceria entre os empreendimentos de produtos de origem animal e a estatal. “A Cidasc é parceira do produtor. Não estamos aqui para criar empecilhos, mas sim para crescermos juntos. Prova disto é que hoje estamos entregando esse certificado de validade nacional à primeira indústria do ramo de laticínio aqui na região”, afirmou.

No mesmo sentido, o prefeito Salésio Wiemes, em sua fala, comemorou a conquista do Laticínio Geração. “São parcerias como estas que beneficiam nosso município. Zequinha e sua família estão de parabéns por mais esta conquista, por, agora, também poder levar a qualidade dos produtos de Santa Rosa de Lima a todo o Brasil”, ressaltou.

O Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. O sistema propicia o aumento do comércio formal de produtos, com crescimento das pequenas agroindústrias. Também fomenta o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no sistema e garante a segurança do alimento consumido.