Gemüse Fest: desfile e apresentações de dança promovem resgate da cultura e da história de Santa Rosa de Lima

Considerado um dos pontos altos da Gemüse Fest, o tradicional desfile da manhã de domingo, assim como outras atrações, se destaca pelo importante papel no resgate da história e da cultura dos primeiros colonizadores da Região das Encostas da Serra Geral.

Dentro da programação do evento, o Desfile de Resgate Cultural da Colonização Alemã começará às 9h30min do dia 15. “Entre as atrações do desfile, nós teremos a participação de alunos das escolas do município, além de grupos de dança folclórica, de entidades, empresas e comércio da nossa cidade, e demais voluntários”, informa a secretária municipal de Educação e Desporto de Santa Rosa de Lima, Karla Folster, responsável pela organização do desfile.

A apresentação percorrerá a rua principal da cidade, passando pela frente da Praça José Fernando Hermermeyer. Na oportunidade, o público presente poderá acompanhar momentos marcantes da história do município: a chegada dos primeiros imigrantes no início do Século 20, os costumes da época, aspectos culturais e tradições antigas.

Dança folclórica

Outro atrativo de destaque da Gemüse Fest é a apresentação de grupos de dança folclórica alemã. Além de participar do desfile cultural, o grupo de dança mantido pela Prefeitura de Santa Rosa de Lima, nomeado ‘Gemüse Fest Volkstanzgruppe’, também se apresentará na noite de sexta, dia 13, após o cerimonial de abertura da festa, e nas tardes de sábado (14) e de domingo (15).

A Gemüse Fest

O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje vivem em outras cidades e os que permaneceram na região. Neste ano, o evento terá ainda uma outra razão especial de acontecer, pois em 10 de maio Santa Rosa de Lima comemorará seus 60 anos de emancipação.

A primeira edição da Gemüse Fest ocorreu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19. O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.

Programação da 16ª Gemüse Fest

13 de maio – Sexta-feira

– 18 horas – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

– 19 horas – Abertura Oficial da Gemüse Fest, com sangria do primeiro barril de chope.

– 20 horas – Apresentação Cultural – Grupo de Dança Gemüse Fest Volkstanzgruppe.

– 21 horas – Baile com Roberto e Murilo.

14 de maio – Sábado

– 9h30min – Santa Missa.

– 10h30min – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

– 12 horas – Almoço típico colonial com o tradicional gemüse.

– 13 horas – Baile com Adir Gaiteiro.

– 15 horas – Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.

– 15h30min – Musical com Guilherme Botelho e Banda.

– 21h30min – Baile do Chope com:
– Thiago Farias e Banda.
– Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.
– Show com Madame Frau.

*Durante o dia, atrações culturais diversas

15 de maio – Domingo

– 8h30min – Santa Missa.

– 9 horas – Abertura da Feira Santa Rosa Cuida e da Praça de Alimentação.

– 9h30min – Desfile de resgate cultural da colonização alemã.

– 11h30min – Almoço típico colonial com o tradicional gemüse e homenagem às mães.

– 14 horas – Apresentações culturais de grupos de dança folclórica da cultura alemã.

– 15 horas – Banda Humanação.

– 17h30min – Desafios de Chope em Metro feminino e masculino.

– 18 horas – Baile de encerramento com Nicolas e Victor.

*Durante o dia, atrações culturais diversas.