Equipes da prefeitura atuam na recuperação emergencial dos estragos causados pela chuva

As equipes das secretarias de Transportes e Obras e de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, e membros da Defesa Civil Municipal de Santa Rosa de Lima, nos últimos dias, inclusive no fim de semana, têm concentrado esforços na recuperação emergencial dos estragos causados pelas chuvas constantes deste início de maio. Quedas de barreiras, pontes arrastadas e construções danificadas estão entre os prejuízos causados pelos temporais que atingiram toda a Região das Encostas da Serra Geral e Sul catarinense.

Entre as comunidades mais atingidas estão Rio Bravo Alto, Rio dos Índios e Rio do Meio. A prioridade das equipes da Prefeitura tem sido liberar acesso de localidades rurais que ficaram isoladas. Para isso, contou inclusive com apoio de empresas de terraplanagem do município. “A prioridade tem sido de liberar os acessos às comunidades, garantindo o deslocamento da população com maior segurança, assim como o transporte escolar e o escoamento das nossas produções”, destaca o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes.

Situação de Emergência

Considerando os danos causados pelo mau tempo, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, decretou Situação de Emergência no Município. O decreto foi publicado no dia 5 de maio e sua finalidade será de assegurar agilidade no processo de recuperação de vias e também no atendimento da população que tenha sido atingida por incidentes em decorrência da chuva. O decreto tem validade de 180 dias.

Também a Defesa Civil municipal trabalha na elaboração de relatório detalhado dos estragos. O documento será encaminhado para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.