Nova turma de Florianópolis realiza estágio agrícola em Santa Rosa de Lima

Pela segunda ocasião neste ano, Santa Rosa de Lima recebeu alunos de Florianópolis para aprender in loco sobre a atividade agrícola. Os estudantes integram o 9º ano da Escola Waldorf Arandu. Uma outra turma de 9º ano, da Escola Waldorf Anabá, também da Capital catarinense, já havia visitado o município em setembro.

Durante uma semana, os alunos visitaram propriedades rurais e pousadas com o intuito de participar do Estágio Agrícola. A atividade, que se encerrou no sábado, dia 8, faz parte da grade curricular do estabelecimento de ensino, uma instituição particular, sem fins lucrativos e que utiliza uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner.

Esta foi a primeira vez que um grupo da Escola Waldorf Arandu realizou o estágio. “É o primeiro ano que temos uma turma de 9º ano, que é exatamente o período em que realizamos esse estágio. Já a Escola Anabá já esteve aqui (em Santa Rosa de Lima) por vários anos consecutivos. E viemos justamente por conta de recomendação deles”, informou o professor de Jardinagem Ricardo Lôpo.

Durante a estadia em Santa Rosa de Lima e Anitápolis, outro município visitado para o estágio, a turma aprendeu, na teoria e na prática, sobre produção orgânica de alimentos, agroturismo e a agricultura familiar. Inclusive ajudaram em tarefas como colher frutas e verduras, extrair leite das vacas e trabalhar a terra.

“Mais do que uma simplesmente aprender sobre agricultura, o objetivo é produzir vivências mais intensas sobre a agricultura. É fazer com que os alunos não apenas saibam como os alimentos são produzidos, mas que tenham uma experiência real de como funciona essa cadeia produtiva”, destacou a também professora Carolina Arruda, tutora da turma.

Uma das características que impressionou os professores, que estiveram pela primeira vez em Santa Rosa de Lima, foi o papel de destaque da mulher nas propriedades. “Essa força feminina me deixou realmente admirado. Além disso, esse essa história de união para buscar inovação e, assim, ter uma vida melhor para si e para os filhos e netos”, elogia o professor Ricardo.

Notícia relacionada: Estudantes do 9º ano de Florianópolis aprendem sobre a atividade agrícola em Santa Rosa de Lima