Sexta edição do Festival da Araponga abre a Semana da Agroecologia

Na noite de sexta-feira, 18 de novembro, autoridades municipais, representantes de entidades e observadores de pássaros amadores e profissionais, prestigiaram, no Centro de Convivência Social (Salão Velho), a abertura oficial do 6º Festival da Araponga. O evento marcou o início da Semana da Agroecologia e, durante o fim de semana, contou com ampla programação voltada para o turismo de observação de aves.

A preservação do meio ambiente foi um dos assuntos mais abordados durante o ato. “É importante mantermos o interesse na preservação do meio ambiente, para os observadores isso que é necessário para mantenham o interesse em Santa Rosa de Lima”, destacou a secretária municipal de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing.

O prefeito Salésio Wiemes ressaltou também o potencial da atividade de observação de pássaros. “Este é o setor no turismo que faz jus ao nosso título da Capital Catarinense da Agroecologia, uma novidade que surgiu há alguns anos e hoje se mostra consolidada. E acreditamos que possui potencial para crescer muito mais”, afirmou.

Entre o público presente, destaque para um grupo de alunos do curso de Graduação em Lazer e Turismo da USP (Universidade de São Paulo), além da presença de observadores de municípios de várias regiões de Santa Catarina.

Após o cerimonial de abertura, os presentes ainda ouviram uma palestra sobre a elaboração do Plano Municipal de Turismo, com a secretária Lucilene; sobre Natureza e Saúde, com Paulo Cadallora, do Instiuto Alouatta, de Treviso; sobre o programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) de Santa Rosa de Lima, com a enfermeira Vanessa Pacheco, e sobre os programas Farmácia Viva e Quintais Terapêuticos, com a farmacêutica Daniela Sant’Anna.

Semana da Agroecologia

A Semana da Agroecologia segue até sábado, dia 26. Neste dia, será realizado o Seminário de Agroecologia, com palestras e mesa de conversa sobre produção agrícola visando a redução do impacto ambiental, além de edição especial de um ano da Feira Santa Rosa Cuida, na Praça José Fernando Hermesmeyer.

As atividades se encerram com a Abertura de Natal do Santa Rosa de Lima, a partir das 19 horas, que contará com a chegada do Papai Noel.