Em audiência pública na Capital, representantes de Santa Rosa de Lima defendem manutenção e pavimentação da SC-108

Representantes de Santa Rosa de Lima, entre eles a prefeita Dilcei Heidemann, secretários municipais e vereadores participaram, na tarde de segunda-feira (16), em Florianópolis, de audiência pública promovida pela Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa para discutir a situação do trecho de aproximadamente 23 quilômetros da rodovia SC-108 entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis.

Além da prefeita, estiveram presentes os secretários municipais Edison Vandresen (Administração, Finanças e Planejamento), Rogério Schotten (Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio) e Bertilo Heidemann (Transportes e Obras); os vereadores Alberto Henrique Becker, Leonício Laurindo, Salésio Wiemes, Luiz Schmidt, Edna Bonetti e Robson Siebert; e os servidores da Câmara Laurimar Groos (assessor jurídico) e Beatriz Roecker (técnica legislativa).

Também estiveram presentes prefeitos e vereadores de Anitápolis e de Rio Fortuna, além de representantes da Amurel, da OAB, do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e de sindicatos de trabalhadores rurais.

Ao fim da reunião, a Comissão definiu, como medida prática, cobrar do Governo do Estado a assinatura de convênios diretamente entre as prefeituras de Santa Rosa de Lima e Anitápolis para executarem regularmente a manutenção da rodovia, que em precárias condições, principalmente nos últimos meses, por conta do período chuvoso e da falta de reparos. A comissão também definiu pelo apoio pela pavimentação do trecho.

Perigo

Ao fazer uso da palavra, a prefeita Dilcei Heidmann destacou os acidentes graves e as mortes que já ocorreram na estrada por causa da falta de conservação. Também lembrou que, com a pavimentação, os moradores de Santa Rosa teriam uma alternativa 100 quilômetros mais curta para chegar à Florianópolis. “Por esses e vários outros motivos, que essa obra é de grande importância para toda a região”, afirmou.

Já o secretário Edison Vandresen ressaltou que a Epagri possui como meta alcançar a marca de 1 milhão de litros de leite produzidos por dia no Vale do Braço do Norte e que esse objetivo seria alcançado com maior facilidade se a rodovia fosse pavimentada, uma vez que a via liga o Vale à Grande Florianópolis e à região do Meio Oeste, facilitando a entrega de insumos agropecuários e o escoamento da produção. Ressaltou ainda que a a obra foi incluída no Orçamento Regionalizado como a segunda prioridade para o exercício de 2016 e que foi a proposta mais votada entre os prefeitos da região para definição do Orçamento e do PPA (Plano Plurianual) do Governo do Estado, o que comprova sua importância.

Enquanto que o secretário Bertilo Heidemann defendeu a formalização de convênios entre o Estado e as prefeituras para a manutenção da estrada. Afirmou que tanto Santa Rosa de Lima quanto Anitápolis têm condições de executar o trabalho de forma mais eficiente do que uma eventual contratação de empresa por parte do Deinfra. Também argumentou que pavimentação irá incentivar o desenvolvimento do turismo rural e da agricultura familiar.

Pavimentação

Para que pavimentação possa sair do papel, o representante do Deinfra presente na reunião, Delbi Joel Canarin, sugeriu às lideranças da região e aos deputados que buscassem a inclusão da obra no programa de financiamento via BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Já o advogado Antônio Arruda lima, representante da OAB, solicitou que a Comissão inclua na lista de sugestões ao Governo do Estado a análise de formação de um consórcio público para resolver a questão, e também a uma parceria pública privada (PPP).