Por meio de parceria e voluntariado, Unidade de Saúde oferece atendimento em terapias orientais

A Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa de Lima vai oferecer aos moradores do município atendimento na área de terapias tradicionais japonesas. O atendimento será realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o terapeuta japonês Katsumasa Egoshi.

Egoshi é natural do Japão, mora há aproximadamente 20 anos no Brasil e, em 2017, adquiriu uma propriedade na localidade de Santa Bárbara, onde pretende instalar uma comunidade autossustentável. Para divulgar um pouco da cultura do seu país e seu trabalho com terapias orientais como Shiatsu, Anma e Reiki, ele está disponibilizando parte do seu tempo voluntariamente ao município.

“A ideia é atender, gratuitamente, até quatro pessoas por mês, principalmente idosos. É um trabalho semelhante à massagem, mas que não trata apenas dores musculares. Pode ajudar em vários aspectos, como redução do stress, problemas de articulação, dor nas costas, dor de cabeça e outros”, explica Katsumasa. “É um tratamento para qualquer idade e que não tem contraindicação”, garante.

Para atender os pacientes gratuitamente, Katsumasa utilizará espaço cedido pela Secretaria de Saúde, interessados pode agendar atendimento na Unidade de Saúde, ao lado da sede da prefeitura.

Xadrez Japonês

Além de trabalhar com técnicas de terapias orientais, Katsumasa Egoshi também é campeão internacional de Shogui, um jogo de tabuleiro conhecido no Brasil como ‘xadrez japonês’. “O Shogui é um jogo que ajuda muito a desenvolver o raciocínio matemático. Busco também sempre divulgar o Shogui nas cidades brasileiras por onde passei e, se possível, desenvolver um projeto para divulgar o xadrez japonês e nossa cultura oriental”, conta, ao lembrar que neste ano Brasil e Japão celebram 110 anos de imigração japonesa.