Nova administração atua no levantamento de informações e na continuidade dos serviços públicos

Ações práticas e em busca de informações. Assim tem sido os primeiros dias da nova Administração do município de Santa Rosa de Lima, que completou sua primeira semana nesta segunda-feira (09).

As medidas iniciais do prefeito Salésio Wiemes (PT) e do vice-prefeito Alfonso Kulkamp (PP) têm sido voltadas para o quadro de servidores municipais, para o levantamento de informações a respeito do patrimônio e das finanças da prefeitura e para a continuidade dos atendimentos e prestação dos serviços públicos.

“No quadro de servidores, há bastante pessoal com férias vencidas. Algumas com duas, ou até três, acumuladas. Estamos buscando normalizar essa situação”, relata o prefeito. “Nós estamos com algumas dificuldades iniciais, porque não temos informações precisas sobre a situação financeira do município. O processo de transição do governo não ocorreu como esperávamos e começamos o mandato sem sabermos, por exemplo, quanto de recursos temos em caixa, quais contas foram pagas no último mês do ano e quais, eventualmente, ainda não foram pagas. Portanto, nestes primeiros dias, temos nos esforçado para obter tais informações”, completa.

Reduzir custos e economizar recursos do município é uma das principais preocupações neste início de gestão. Uma das medidas tomadas neste sentido é com relação aos cargos comissionados ou de confiança, que foram preenchidos apenas parcialmente. Nas secretarias municipais, por exemplo,  das seis pastas, três tiverem seus responsáveis nomeados: Sebastião Venderlinde na Administração e Finanças, Rosimeri Stüepp Heidemann na Saúde e Assistência Social, e Schirlei Rodrigues na Educação e Desporto.

A seguir breve relato das primeiras ação em cada setor da prefeitura:

– Administração e Finanças
O levantamento de informações financeiras e a avaliação de todo o patrimônio da prefeitura têm sido uma das prioridades da Secretaria de Administração e Finanças neste momento. Nos próximos dias, será realizado um levantamento patrimonial, a fim de saber com precisão a respeito do estado de móveis, computadores e equipamentos. O estado de todos os veículos também deverá ser avaliados.

Parte das equipes de servidores receberam férias. Alguns estavam com mais de um período de férias vencido.

– Educação
Na Secretaria de Educação e Desporto, as ações principais estão focadas ao início do ano letivo. Alunos universitários que utilizam o transporte oferecido pelo município já estão sendo cadastrados.  O Centro Educacional Santa Rosa de Lima e o Centro de Educação Infantil Recanto Alegre foram vistoriados e foram definidos os reparos necessários para o início das aulas, como a instalação de fossa séptica no C.E.I.

O quadro de professores também é definido. Há vagas que precisarão ser preenchidas por professores ACTs (contratados temporariamente). O edital do processo seletivo deverá ser lançado nos próximos dias.

– Transportes e Obras
Com as constantes chuvas dos últimos dias, a recuperação das estradas tem sido uma das ações mais  urgentes do município. Em parte das rodovias rurais, foi feito levantamento e registrados os pontos mais críticos, como trechos onde necessitam de nova camada de areão e drenos entupidos.

O vice-prefeito Alfonso Kulkamp responde interinamente pela pasta.  Dos veículos e máquinas do setor, cinco necessitam de manutenção: uma retroescavadeira, uma pá-carregadeira e três caminhões caçamba.

– Saúde
Os atendimento na Unidade Básica de Saúde estão sendo realizados das 7 às 13 horas, com atendimento normal para o clínico geral e em casos de urgência na odontologia. Atendimento de especialidades como ginecologista e pediatra serão retomados em fevereiro.

A secretaria já lançou edital para aquisição de medicamentos e materiais médicos e odontológicos. Clínicas e médicos de outros centros, como Tubarão e Braço do Norte, estão sendo contatados para negociação de novos convênios para atendimentos especializados. Sobre a nova Unidade Básica de Saúde, a empresa responsável pela obra vai retomar os trabalhos, já que ainda falta finalizar alguns acabamentos antes que os serviços do setor possam ser oferecidos no novo local.

Agricultura
A continuidade de serviços ligados à pasta foram as primeiras ações no setor. O prefeito Salésio Wiemes renovou contratos dos serviços veterinários, necessário para a inspeção sanitária, e dos serviços de coleta de resíduos sólidos. Outros serviços devem voltar ao normal a partir de fevereiro, quando a maior parte dos funcionários da secretaria volta das férias.