Projeto Rondon: estudantes universitários iniciam operação em Santa Rosa de Lima

Integrantes do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) iniciaram nesta quinta-feira, dia 13, as operações do Projeto Rondon no município. Durante dez dias, estudantes universitários, coma poio da prefeitura, realizarão junto à comunidade uma série de oficinas, palestras, atividades culturais, entre outras ações extensionistas.

O grupo foi recebido pelo prefeito Salésio Wiemes e secretários municipais na noite de quarta-feira (12), momento em que foi realizada uma reunião com o grupo e representantes do município para definir as primeiras ações desta quinta.

As atividades iniciaram logo pela manhã, junto aos alunos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre e da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara, como oficinas e palestras sobre bullying e abuso de drogas, além de atividades desportivas. Durante a tarde, os integrantes do Projeto Rondon desenvolveram atividades de alongamento ao Grupo da Terceira Idade do município e, juntamente com estudantes do Ensino Médio, revitalizaram o parque ao lado do Centro de Múltiplo Uso Raimundo Luchtenberg.

Ao todo, 13 estudantes universitários de cursos variados de diversas instituições participam do Projeto Rondon em Santa Rosa de Lima. Alunos da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), estado de São Paulo; do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Nós costumamos vir a cidades diferentes e buscamos contribuir com a comunidade de várias formas. Mas, no fim, nós aprendemos muitos mais coisas, conhecendo pessoas e novas realidades, levando para casa uma grande experiência de vida”, destaca o coordenador da equipe, Maicon Vinícius Ritter Beggeroni, acadêmica de Engenharia de Petróleo.

Para o prefeito Salésio Wiemes, a presença do Projeto Rondon é uma grande oportunidade para o município. “É uma troca de benefícios. Os estudantes levam para casa o conhecimento e experiência adquirida aqui, e a nossa comunidade aprende mais sobre temas e participam de atividades importantes para a nossa qualidade de vida”, enfatiza.