Professores de Santa Rosa de Lima participam do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Com o objetivo de atender a meta do Plano Nacional de Educação de alfabetizar todas as crianças até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental, a prefeitura de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, segue em adesão ao PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Iniciado em 2012, o programa é uma ação conjunta entre Governo Federal, estados e municípios e é realizado por meio de um conjunto de ações integradas. Entre elas, a formação continuada para os professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental constituída de referências curriculares pedagógicas disponibilizadas pelo Ministério da Educação

Em anos anteriores, Santa Rosa de Lima já realizou adesão ao programa. Em 2017, após aderir ao programa, a coordenadora municipal, professora Suely Defrein, e duas professoras formadoras, Ivete Folster e Valmira Heidemann Schlickmann, participaram mensalmente da formação regional, realizada na cidade de Laguna.

Após, coordenadora e formadoras organizaram as formações com os demais professores do Centro Educacional de Santa Rosa de Lima e no Centro de Educação Infantil Recanto Alegre, em que os educadores criaram e confeccionaram diversos trabalhos a fim de despertar no estudante o interesse pela leitura. Além da confecção do material, os professores aplicam em sala de aula os seus planejamentos.

“Trata-se de um esforço mútuo entre todos os professores participantes para a criação de ações quem buscam melhorar cada vez mais o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes”, destaca a secretária de Educação e Desporto, Shirlei Rodrigues. “Nós agradecemos e parabenizamos a a coordenadora, as formadoras e a todos os professores envolvidos pelo excelente trabalho que esta sendo realizado”, conclui.