Ações e projetos contribuem para o desenvolvimento da Educação em Santa Rosa de Lima

Santa Rosa de Lima encerra 2019 com resultados de destaque na Educação. No decorrer deste ano letivo, assim como em anos anteriores, foram diversas ações, programas e projetos desenvolvidos pela Administração Municipal que contribuíram para o desenvolvimento educacional e pedagógico dos alunos do município.

O ano foi encerrado com a assinatura de um convênio com a Universidade da Grande Dourados (Unigran), do estado de Mato Grosso do Sul, para a oferta de cursos de Ensino Superior na modalidade EAD em Santa Rosa de Lima. O diretor da universidade, Mário Cezar Amaral Júnior, foi recebido do gabinete do prefeito Salésio Wiemes no dia 17 de dezembro para a formalização da parceria. O município cederá uma sala na antiga Unidade de Saúde, na rua Germano Hermesmeyer, e a instituição utilizará como pólo local por, pelo menos, quatro anos a partir de 2020.

Ações em 2019

A 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto atende atualmente aproximadamente 292 alunos da Rede Municipal, que consiste no Centro de Educação Infantil Recanto Alegre e o Centro Educacional Santa Rosa de Lima (Séries Iniciais do Ensino Fundamental). Em parceria com o Governo do Estado, atende também cerca de 103 alunos matriculados na Rede Estadual, na Escola da Educação Básica Professor Aldo Câmara (Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Entre as ações desenvolvidas em 2019, a capacitação e a formação continuada dos professores foi um destaque. “Sabemos que a Educação é um processo em constante transformação e os professores precisam buscar aperfeiçoamento. Pensando nisso, e sabendo da obrigação da secretaria em oferecer formação continuada, desenvolvemos este ano uma formação  um pouco diferente dos anos anteriores”, ressalta a secretária municipal de Educação e Desporto, Schirlei Rodrigues.

O programa foi implantado baseado nas necessidades encontradas pelos próprios educadores, que foram estimulados a elaborarem projetos, discutir problemas e soluções. Conforme a necessidade vista pelos professores, foram oferecidas formações com profissionais especializados em naquele assunto.

Jornal Escolar

Nestas formações, surgiram várias ideias, como a elaboração do Jornal Escolar, com o objetivo de repassar informações e divulgar os trabalhos desenvolvidos nas escolas. O trabalho abrangeu professores e alunos tanto das Séries Iniciais quanto as Séries Finais.
Outra ação muito importante foi a oferta de Reforço Escolar também para as turmas das Séries Finais (6º ao 9º), já que as turmas de Séries Iniciais já usufruíam do programa. O reforço é oferecido no contra turno escolar aos alunos que apresentam alguma dificuldade.
Ideb acima da média
Em 2018, o município de Santa Rosa de Lima apresentou também um resultado, divulgado pelo Inep, muito positivo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2017.

A nota alcançada pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foi de 6,8. Um ponto acima da meta de 5,8 estipulada pelo Ministério da Educação. “Isso é resultado, principalmente, do empenho dos nossos professores. São profissionais dedicados e engajados em oferecer aos nossos alunos a melhor educação possível”, afirma a secretária.

Menino Solidário

Outra projeto que tem trazido ótimos resultados é a parceria entre o município e a cooperativa de crédito Cresol para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Entre estas ações, destaque para o Menino Solidário, um personagem criado para resgatar valores necessários para a construção de um sociedade mais humana, como respeito e solidariedade. Neste ano de 2019, o Menino Solidário ganhou a companhia do Menino Aquático, que destaca ações sobre a importância da preservação da água.

Durante a realização do projeto, ambos os personagens visitaram as escolas de Santa Rosa de Lima e pediram ajuda aos alunos para encontrar soluções para a questão da água.  Os alunos criaram maquetes demonstrando soluções para os problemas relacionados à água (cuidados, desperdício, esgoto, etc.).

“Ações e parcerias com estas reforçam o aprendizado e contribuem para a formação das nossas crianças, fazendo com que, no futuro, possam se tornar adultos mais responsáveis com o mundo em vivemos”, conclui Schirlei.