Organização transfere Gemüse Fest para os dias 13, 14 e 15 de maio

A 16ª edição de Gemüse Fest, que seria realizada nos dias 6, 7 e 8 de maio, em Santa Rosa de Lima, foi transferida para o próximo fim de semana, 13, 14 e 15 de maio. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 5 de maio, a Comissão Organizadora decidiu pelo adiamento do evento por conta das constantes chuvas e consequentes transtornos causados por toda a Região das Encostas da Serra Geral e Sul Catarinense.

Durante a reunião, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, explicou que a situação com relação às chuvas piorou no decorrer da tarde e noite de quarta-feira (04). “As chuvas que caíram nas encostas da serra, especialmente nas cidades de Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Anitápolis, foram muito superiores ao esperado. Por conta disso, grande parte do público que anteriormente iria prestigiar a Gemüse Fest cancelou sua participação no evento”, informou.

“Embora a previsão seja de tempo bom para este fim de semana, entendemos ser prudente aguardarmos por mais uma semana. Esperamos que a situação se encaminhe para a normalização nos próximos dias e contamos com a compreensão daqueles que aguardavam com ansiedade pela nossa festa e possam, enfim, prestigiar nosso evento nos dias 13, 14 e 15 de maio”, completou o prefeito.

Programação

A princípio, a programação original da 16ª Gemüse Fest será mantida respectivamente para a nova data correspondente. Entretanto, algumas mudanças poderão ocorrer devido a alteração inesperada de data. “Nossa prioridade agora é resolver as questões que envolvem a alimentação, estrutura já contratada, agenda das atrações musicais e outros detalhes. Estamos esperançosos que consigamos resolver tudo e que todos possam apreciar um grande evento nos dias 13, 14 e 15 de maio”, detalha a secretária municipal de Juventude Turismo e Cultura de Santa Rosa de Lima, Lucilene Assing, coordenadora da festa.

A Gemüse Fest

O objetivo da Gemüse Fest é promover o resgate histórico e cultural da imigração germânica das Encostas da Serra Geral, com ênfase na agricultura familiar e no agroturismo. Também de reunir os descendentes dos primeiros moradores que hoje vivem em outras cidades e os que permaneceram na região.

A primeira edição da Gemüse Fest ocorreu em 1991 e, desde então, tem sido realizada periodicamente, normalmente a cada dois anos. Nos últimos anos, porém, sua realização não foi possível devido a uma série de fatores, entre eles as restrições causadas pela pandemia de covid-19. O gemüse (lê-se guimis) é o prato típico das Encostas da Serra Geral escolhido como símbolo da festa e da tradição gastronômica local. Feito à base de batatas, couve e, eventualmente, defumados de suíno, possui grande valor cultural para a população de Santa Rosa de Lima.