Novembro Azul: mais de 200 participam de ação voltada para a saúde do homem

A saúde masculina foi tema de ação especial promovida pelo Município de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Fortuna, em alusão ao Novembro Azul, o mês de prevenção ao câncer de próstata. Mais de 200 homens compareceram ao evento, realizado na manhã da última sexta-feira, 24 de novembro, na Pousada Tenfen, e que contou com diversas atividades e atrações.

Além do café da manhã, servido logo no início da manhã, as atividades contaram também com coletas de sangue para exames de PSA e medição de pressão. Após o ato de abertura, da qual participou o prefeito Salésio Wiemes; a secretária municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann; o gerente regional de Saúde do Governo do Estado, Hermes Costa Cardoso; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Fortuna, Silvestre Tenfen, e a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa.

Entre os palestrantes, o médico urologista Rozenir Ramos, de Criciúma, falou sobre câncer de próstata, sintomas, tratamentos e a importância da prevenção e dos exames de rotina. Já o também urologista Diego Rafael Oliveira, de Balneário Camboriú, falou sobre o câncer de pênis e importância da higiene pessoal para evitar a doença, entre outros temas voltados para a saúde do homem.

Após as palestras, 40 dos participantes que já viam agendado com antecedência, foram atendidos em consultas com os médicos palestrantes. Ao final, os presentes puderam apreciar jogos de cartas, entre outras atividades, e foi servido almoço.