Sede própria da Câmara de Vereadores é inaugurada

A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Santa Rosa de Lima inauguraram, na manhã deste sábado, 27 de janeiro, a sede própria do Poder Legislativo Municipal. A nova ‘Casa do Povo’, que até então funcionava em um espaço alugado, passará a desempenhar suas atividades em um prédio construído especificamente para tal finalidade.

Localizada na Rua Dez de Maio, no piso superior do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) , a obra foi realizada em parceria entre os Poderes. Foi executada pela Prefeitura por meio de recursos financeiros devolvidos pela Câmara no decorrer da atual Legislatura. O custo total foi de R$ 588.212,08. Deste valor, R$ 565,659,77 são oriundos de devoluções, sendo a diferença, de R$ 22.552,31, de investimento próprio do Executivo.

O ato inaugural contou com a participação do público em geral e autoridades. Ao fazer uso da palavra, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Kulkamp, considerou a sede própria da Câmara de Vereadores uma conquista da população de Santa Rosa de Lima. “Esse é o resultado do uso com responsabilidade dos impostos pagos pela população e vai possibilitar ainda mais economia, já que não precisaremos mais pagar aluguel”, destacou.

Já o vereador Joelso Heidemann, presidente da Câmara em 2023, lembrou do compromisso assumido pelos candidatos a vereador da sua chapa na campanha eleitoral. “Nossa principal proposta, caso obtivéssemos a maioria do Legislativo, foi a construção dessa sede própria. Na ocasião, publicamos uma ‘Carta Compromisso’ com a população, que também abraçou esse projeto”, enfatizou.

Presidente da Câmara no início da Legislatura 2021/2024, Lourivaldo Schimitz destacou que o Legislativo não precisou de grandes cortes de despesas para economizar os recursos repassados pela Prefeitura. “Não foi necessário economizar com material de escritório nem cortar o cafezinho. Bastou apenas gastar com responsabilidade, com parcimônia. Uma das despesas que diminuímos consideravelmente foram os pagamentos de diárias, por exemplo”, ressaltou.

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, celebrou a parceria entre Câmara e Prefeitura para a realização desta obra e de outras ações em benefício da população. “A parceira e apoio da Câmara de Vereadores é sempre muito importante para que isto resulte em mais obras e mais ações para o nosso município”, completou.

A Câmara

Com aproximadamente 230 metros quadrados de área construída, a sede da Câmara de Vereadores de Santa Rosa de Lima contará com toda a estrutura necessária para as atividades Legislativas. O estilo arquitetônico remonta ao período da colonização alemã do município, lembrando as tradicionais casa enxaimel.

Conta com diversas dependências, entre elas sala de reuniões, sala exclusiva da Presidência, banheiros e fraldário, secretaria, além de um plenário e auditório com amplo espaço para o público acompanhar as sessões.