Município arrecada óleo de cozinha para ação ambiental

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima está promovendo uma campanha para coleta de óleo vegetal e gordura animal utilizados na cozinha. O objetivo é reaproveitar o material para uma ação de conscientização ambiental nas escolas do município.

Moradores que tiverem interesse em contribuir, poderão juntar a gordura ou óleo usados em potes ou garrafas e, até o dia 10 de junho, enviar por meio do transporte escolar. Também é possível levar até a prefeitura, nas Secretarias de Agricultura e de Educação, ou diretamente nas escolas.

Poluição

O óleo de cozinha é uma substância considerada altamente poluente. Seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos. Estima-se que apenas um litro de óleo é capaz de contaminar até 20 mil litros de água.