Estudantes do 9º ano de Florianópolis aprendem sobre a atividade agrícola em Santa Rosa de Lima

Colher verduras, tirar leite das vacas e trabalhar a terra. Pela sexta ocasião seguida, alunos do 9º ano da Escola Waldorf Anabá, de Florianópolis, passaram alguns dias em Santa Rosa de Lima e cidades vizinhas para conhecer o cotidiano do agricultor familiar das Encostas da Serra Geral.

Os estudantes, 19 ao todo, estiveram na região até o último domingo, dia 18, para participar do Estágio Agrícola. A atividade faz parte da grade curricular do estabelecimento de ensino, uma instituição particular, sem fins lucrativos e que utiliza uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner.

“O Estágio Agrícola é uma das etapas do aprendizado dos nossos alunos. Nela, um dos objetivos é fazer com que eles conheçam mais a fundo a atividade do agricultor familiar, que pode ser considerada uma das primeiras a ser desenvolvidas pelo ser humano e que é extremamente importante até os dias de hoje”, explica o professor de Geografia Guilherme Gomes, que coordena o estágio.

“Há nove anos nós desenvolvemos este estágio, e há seis anos nós temos realizado essa atividade em Santa Rosa de Lima e cidades vizinhas, com Anitápolis e São Bonifácio, por conta de uma série de fatores positivos, como a concentração de produtores orgânicos e a hospitalidade da população local”, explica o professor Guilherme, que, neste ano, contou com a companhia do professor de Matemática José Zafalon, como tutor da turma.

Se engana quem imagina que os estudantes visitam Santa Rosa de Lima para a prática do agroturismo ou do turismo ecológico. “É mais do que isso. O objetivo do Estágio Agrícola é fazer com que o aluno tenha uma verdadeira vivência da vida no campo, de ter uma experiência real do cotidiano de quem tira o seu sustento da agricultura”, conta o tutor. “Então, eles de fato exercem a atividade agrícola. Acordam cedo, ajudam a plantar, a colher, a recolher o gado para tirar o leite, coletar ovos, etc.”, acrescenta.

Em Santa Rosa de Lima, os estudantes foram divididos em grupos menores e se hospedaram em pousadas e propriedades rurais para aprender sobre o trabalho no campo e contaram com apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura. “Algo que precisamos enfatizar é o apoio dado pelo município à nossa atividade, tanto por parte da Secretaria de Turismo, quanto dos agricultores que nos receberam em suas casas. Eles realmente são muito solícitos e dispostos a ensinar nossos alunos, e sabemos que, no dia a dia de uma propriedade, isso pode ser difícil. Isso somente enriquece a nossa experiência e nos faz querer esperar pelo próximo Estágio Agrícola”, conclui o professor Guilherme.